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Guia do Iniciante

Porque praticar yoga?

O Yoga é uma filosofia de origem milenar, que tem como princípio a união do indivíduo com o todo que o permeia. Para atingir este objetivo, oferece uma série de ferramentas práticas que promovem muitos benefícios: Promove força, equilíbrio e flexibilidade. Desenvolve a consciência corporal e a coordenação motora. Estimula o sistema nervoso parassimpático, responsável pelos estados de relaxamento, e a circulação sanguínea, proporcionando melhor oxigenação dos órgãos do corpo e consequente regulação de todos os sistemas. Otimiza a eliminação de toxinas. Desenvolve concentração, clareza mental e amplia o autoconhecimento. Diminui a ansiedade. Melhora a qualidade do sono, entre outros.

Onde praticar yoga?

Você deve praticar em um lugar onde se sinta a vontade, com um professor que lhe transmita confiança e bem estar. Experimente as diferentes modalidades disponíveis, até encontrar a mais adequada para você. Existem práticas mais meditativas, outras mais equilibradas, e outras totalmente aeróbicas.

Procure sempre escolas e professores especializados, tendo em vista que o yoga visa melhorar a sua qualidade de vida. Prefira um local onde o deslocamento até lá seja simples e prazeroso.

Qual estilo de yoga escolher?

Para escolher qual modalidade de yoga praticar, deve-se levar em conta as necessidades e expectativas, histórico de atividades físicas, bem como condições de saúde individuais. Veja a seguir os principais métodos de yoga:

Hatha Yoga

O Hatha Yoga Clássico é uma prática desenvolvida para estabelecer equilíbrio – físico, mental, emocional e psíquico – através da manipulação das energias do corpo. Somente através do total controle do corpo é possível controlar a mente. A prática física do Hatha Yoga enfatiza os exercícios respiratórios (pranayamas), a permanência nas posturas físicas (asanas) e as técnicas de limpeza corporal e energética do corpo (shatkarmas).

Iyengar Yoga

O método Iyengar é conhecido pela grande atenção ao detalhe e precisão no alinhamento das posturas (asanas). O uso dos "props" (acessórios) facilita a execução das posturas em casos de alunos com problemas de sustentação ou fraqueza. Toda a prática de Iyengar é rigorosa, e sua base é a execução das posturas em pé.

Vinyasa Yoga

Vinyasa Flow ou Power Yoga são métodos embasados no Ashtanga Vinyasa Yoga, que prevê uma série de posturas, e a integração entre a respiração e o movimento. Dinamismo é a principal característica do método. Assim como no Asthanga, a respiração usada é o ujjayi, uma técnica que facilita o aquecimento corporal e favorece a concentração e eliminação de toxinas do corpo.

Ashtanga Vinyasa Yoga

A prática de Ashtanga Yoga consiste em uma sequência sistemática fixa de posturas (asanas) que, juntamente com a prática de controle respiratório (pranayama) e a focalização do olhar em um ponto fixo (dristi), gera o controle dos sentidos e uma profunda consciência de si mesmo.

Kundalini Yoga

O Kundalini Yoga é uma prática de Hatha Yoga com ênfase nas posturas (asanas), que seguem um ritmo sincronizado próprio: os exercícios respiratórios (pranayamas), uso de gestos com as mãos (mudras) e prática de cânticos (mantras), que visam o desbloqueio dos canais energéticos para a livre circulação do prana (energia vital) no corpo do praticante. Os principais benefícios do Kundalini Yoga são o equilíbrio do sistema glandular, o fortalecimento do Sistema Nervoso Central e a capacidade de controlar a energia da mente e as emoções.

Outras variações

Existem muitos métodos contemporâneos, fundamentados a partir dos ensinamentos dos discípulos de Krishnamacharya, considerado o pai do Yoga Moderno, e de outros estudiosos contemporâneos das tradições indianas, dentre eles, destaca-se o Acro Yoga, o Hot Yoga, O Ayur Yoga, de Marcia De Luca, e o Dinamic Yoga, de Gustavo Ponce.

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